Rádio Líder FM Online de Acopiara

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Vândalos picham parede de igreja em Iguatu

Neste final de semana foram registrados, atos de vandalismos em Iguatu. A segunda-feira (05) amanheceu com a parede da Igreja do Bairro Prado pichada.Na pichação tinha a frase “O Golpe é Gospel” . 

A pichação causou uma tremenda revolta nos moradores do Bairro e muitos usaram as redes sociais para se manifestar a respeito desta situação, indignados perante a pichação. 

“ Não podemos admitir tal atitude, as autoridades de Iguatu devem acompanhar este caso, é um templo religioso, todos os templos devem ser respeitados, caso não seja feito nada, o respeito por locais sagrados será algo constante em Iguatu”, disse o internauta Jeff Alves. 

“Nunca imaginei que o nosso Prado pudesse ver isto, como alguém pode querer desrespeitar a casa de Deus, uma casa de oração, estamos tristes e ao mesmo tempo revoltados com esta atitude”, declarou a moradora do Bairro Prado, Isabel. 

Até o momento os pichadores não foram identificados.

Iguatu.Net

Ministro do STF decide afastar Renan da presidência do Senado

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu nesta segunda-feira, 5, ao pedido da Rede Sustentabilidade e concedeu uma medida liminar (provisória) afastando o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado. A decisão foi tomada no âmbito de uma ação ajuizada pela Rede que pede que réus não possam estar na linha sucessória da Presidência da República. 

“Defiro a liminar pleiteada. Faço-o para afastar não do exercício do mandato de Senador, outorgado pelo povo alagoano, mas do cargo de presidente do Senado o senador Renan Calheiros. Com a urgência que o caso requer, deem cumprimento, por mandado, sob as penas da Lei, a esta decisão. Publiquem.”, diz decisão do ministro divulgada no início desta noite no site do STF. 

Renan virou réu quinta-feira passada (1), quando o STF decidiu, por 8 votos a 3, receber a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o senador pelo crime de peculato. A Rede alega que, com o recebimento da denúncia, “passou a existir impedimento incontornável para a permanência do referido Senador na Presidência do Senado Federal, de acordo com a orientação já externada pela maioria dos ministros do STF”. 

O partido pedia urgência na avaliação da matéria porque, se não houvesse uma análise rápida, o Supremo poderia decidir sobre a questão depois do fim do mandato de Renan, que se encerra no dia 1º de fevereiro.

TSE julga nesta terça-feira (6) recursos de prefeitos e vereadores indeferidos

O Tribunal Superior Eleitoral irá julgar nessa terça-feira(06), recursos de candidatos a prefeitos e vereadores com registro indeferido que tenham obtido votos que seriam suficientes para ganhar a eleição, mais que estão aguardando julgamento.

Quanto ao prefeito eleito de Acopiara, Antonio Almeida Neto, o mesmo aguarda também pelo seu julgamento.  

Vereadores de Icó aumentam próprios salários e decisão revolta população

Mais uma Câmara de Vereadores, no Interior do Ceará, aprovou projeto de lei que resultou no aumento dos próprios subsídios dos vereadores. Desta vez, o fato ocorreu na cidade de Icó, na região Centro-Sul do Ceará. A população foi surpreendida e ficou revoltada. O salário de R$ 4.600,00 passou para R$ 9.000,00. 

 A decisão foi tomada de forma quase secreta em setembro passado, mas somente veio a público neste fim de semana. De acordo com levantamento inicial, o projeto de resolução não aumenta os salários do prefeito e do vice-prefeito, dessa forma, os parlamentares vão ganhar mais do que o gestor do município, a partir de 1º de janeiro vindouro. 

A comerciária Odete Bezerra disse que moradores vão procurar o Ministério Público para denunciar o fato. “Isso é um absurdo, sem justificativa”, disse. “Fizeram às escondidas”. O reajuste entra em vigor a partir de janeiro de 2017.

Prefeito eleito de Gravataí (RS) tem registro de candidatura negado pelo TSE

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram, na sessão plenária da última quarta-feira (30), negar o registro de candidatura de Daniel Bordignon (PDT) ao cargo de prefeito de Gravataí (RS), que fica na região metropolitana de Porto Alegre. 

O registro dele havia sido deferido anteriormente pelo TSE, no dia 27 de outubro, pois segundo decisão do Tribunal de Justiça (TJ-RS) os embargos de divergência não haviam transitado em julgado, quando não há mais possibilidade de recursos. Dessa forma, o candidato não se enquadraria na Lei da Ficha Limpa. 

No entanto, a coligação adversária A Mudança Já Começou, Gravataí Não Pode Parar recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) que apontou o trânsito em julgado da condenação do candidato em setembro de 2015. O relator, ao acolher o recurso, sustentou que, “após o transitado, os direitos políticos ficam automaticamente suspensos e o registro de candidatura deve ser negado. Devem ser realizadas novas eleições”.

Balanço parcial do fim de semana registra 30 mortes violentas no Ceará

O primeiro balanço parcial das ocorrências policiais registradas no fim de semana aponta, ao menos, 30 mortes violentas em todo o estado do Ceará. Conforme as autoridades, foram contabilizados 25 casos de homicídios e outras cinco mortes em acidentes de trânsito. Entre as vítimas dos assassinatos, está um turista italiano, assaltado e morto no Litoral Leste.

O crime ocorreu na madrugada de sábado (3), na Praia das Fontes, no Município de Beberibe (a 75Km de Fortaleza), quando uma quadrilha invadiu uma casa de veraneio e assassinou, a golpes de faca, o italiano Alberto Antônio Pierlugi Baroli, 51 anos. No momento do crime ele estava na companhia de sua esposa, também italiana. Os ladrões fugiram do local levando um notebook, um celular, joias e quantia aproximada de 5 mil euros.

Ainda na manhã de domingo (4) numa operação conjunta de policiais da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), uma mulher envolvida no crime foi detida. Através dela, os demais componentes da quadrilha foram identificados e estão sendo procurados, entre eles, um adolescente. Parte do que foi roubado acabou recuperada.

Cinco pessoas morreram em acidentes de trânsito nos seguintes Municípios: Tabuleiro do Norte, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Aracoiaba e, ainda, em Barbalha, onde um jovem morreu no hospital municipal em conseqüência de um acidente com moto na cidade de Altaneiras.

PF cumpre mandados nas casas de ministro do TCU e de deputado federal

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta segunda-feira (5) pela Polícia Federal, com apoio da Procuradoria-Geral da República (PGR), nos domicílios do atual ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e ex-senador pelo PMDB Vital do Rêgo e do deputado federal pelo PT e ex-presidente da Câmara Marco Maia.

A suspeita é de que Vital do Rêgo e Marco Maia cobraram propinas de fornecedores da Petrobras a fim de blindá-los e impedir suas convocações na CPI mista do Congresso. Na época, o atual ministro do TCU era senador e presidia a CPI. Marco Maia, por sua vez, era relator da comissão. 

A autorização dos mandados foi efetivada pelo ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF). Em maio, ele já havia autorizado a abertura de inquérito contra os dois, tendo como base a delação do senador cassado Delcídio do Amaral. Na abertura do inquérito, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, defendeu que os fatos apontados por Delcídio configuram crimes de concussão ou corrupção passiva. 

O executivo da Andrade Gutierrez Gustavo Xavier Barreto disse à força-tarefa que a blindagem aos empreiteiros foi discutida com a presença do ministro do TCU na casa de familiares do ex-senador Gim Argello (PTB-DF), preso e condenado pela Lava Jato.

Em menos de 24 horas, quadrilhas atacam duas agências bancárias no Interior e explodem caixas eletrônicos

Em menos de 24 horas, dois ataques bancários foram registrados no Ceará. Na madrugada do domingo (4), uma quadrilha tentou explodir um caixa eletrônico na cidade de Altaneiras, na Região do Cariri. Já na madrugada desta segunda-feira, o alvo foi a agência do Banco do Brasil de Marco, na Região Norte do Estado. 

O primeiro ataque ocorreu quando bandidos invadiram a sede da Prefeitura de Altaneira (a 550Km de Fortaleza), mas não obtiveram êxito. O equipamento ficou danificado e os criminosos saíram atirando de dentro da agência. Na fuga, os bandidos continuaram a disparar as armas e acabaram atingido um homem que passava pelo local. Além disso, jogaram pregos nas estradas e uma viatura da PM, que retornava de uma ocorrência na zona rural, teve os pneus furados. 

Já o segundo ataque, mais planejado e violento, ocorreu na madrugada desta segunda-feira, na cidade de Marco (212Km da Capital), quando uma quadrilha fortemente armada atacou a agência do BB e explodiu os caixas. Na fuga, os bandidos colocaram troncos de árvores nas estradas em direção aos Municípios vizinhos para impedir a passagem dos veículos da Polícia Militar. 

Caçada 

Até o momento não há notícias de feridos na ação criminosa. Segundo a Polícia, entre os veículos usados na fuga da quadrilha está uma caminhonete modelo L-200. Equipes do 3º BPM (Sobral) e do Comando Tático Rural (Cotar) estão mobilizadas para tentar localizar os ladrões. Um helicóptero da Base da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), em Sobral, auxilia nas buscas aos assaltantes.

FUNDEF: Justiça proíbe Prefeitura de Juazeiro do Norte a pagar honorários de 18 milhões de reais a escritório de advocacia

O juiz de Direito da Comarca de Juazeiro do Norte, Renato Esmeraldo Paes, suspendeu em caráter liminar, os efeitos do contrato de prestação de serviço celebrado entre a Prefeitura do Município e o escritório de advocacia Ferraz & Oliveira Advogados Associados. A decisão impede o recebimento dos honorários contratuais correspondente a R$ 18.206.559,85 pelos escritórios Ferraz & Oliveira Advogados Associados, Henrique Carvalho Advogados, Lima, Marinho, Pontes e Vasconcellos Advogados e Queiroz Cavalcanti Advocacia. 

Com a decisão, o magistrado atende a uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Estado do Ceará, subscrita pelos promotores de Justiça José Silderlandio do Nascimento e Francisco das Chagas da Silva. Os promotores argumentam que a União foi condenada a pagar ao Município de Juazeiro do Norte o valor atualizado de R$ 121.377.065,64 a título de complementação de verba do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF). Os precatórios foram expedidos em 17 de junho de 2015 e estão com previsão de pagamento para o dia 12 de dezembro de 2016. 

Na ação, os representantes do Ministério Público pedem a nulidade do contrato de prestação de serviços firmado entre o Município de Juazeiro do Norte e o referido escritório de advocacia em razão de uma série de ilegalidades constatadas durante a investigação. Dentre elas, os promotores de Justiça destacam que, apesar do contrato mencionar que decorria de inexigibilidade de licitação, na verdade tratou-se de contratação direta, ilegal e clandestina, sem o conhecimento do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

Homem que iria se matar enforcado é salvo pela polícia

Em meio a tantas ações realizadas pela polícia militar em Várzea Alegre, na tarde do sábado 03, por volta das 13h30min uma dessas ações comoveu os policiais. Chamados para atender uma ocorrência no sítio Baixio do Exú, nas proximidades do bairro Varjota chegando ao destino os policiais: Cabo PM Neumano e o soldado PM Neto se deparam com um homem pendurado a uma corda tentando ceifar sua própria vida. 

Observando que a vítima ainda estava com vida os militares de forma heroica retiraram o homem da tal situação de enforcamento, e acionaram Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU. 

Quando os profissionais da saúde chegaram para somar com a polícia no salvamento da vida, ambos realizaram os procedimentos de praxe o conduziram a vítim até o Hospital São Raimundo Nonato para que o mesmo recebesse atendimento ideal para tal situação.

Trata-se do jovem de 28 anos Adriano de Lima Moraes solteiro agricultor que por motivos fúteis tentara contra sua própria vida, salvo pela agilidade do atendimento dos policiais que atenderam em tempo recorde a chamada via 190, e chegaram a tempo para evitar o que seria o segundo caso de suicídio em menos de 48 horas.

Bandido estupra a irmã e uma sobrinha de apenas 5 anos no Ceará

O bandido Francisco das Chagas Rocha Pereira, 21 anos, natural da cidade de Granja, residente no bairro Expectativa, estuprou a irmã e a sobrinha de apenas 05 anos de idade. A irmã estava grávida de 4 meses. 

O meliante logo após ter praticado o crime, chutou a barriga da irmã grávida com tanta violência, que o feto caiu ainda vivo nos pés da vítima. Tudo isso foi assistido pela criança de 05 anos, pois parecia que o prazer do estuprador era a criança assistir as cenas de terror. 

A PM foi acionada e conseguiu efetuar a prisão do acusado em flagrante. O caso foi apresentado a autoridade policial, que lavrou os procedimentos cabíveis. 

As duas vítimas foram socorridas para o hospital Santa Casa em estado de choque. O indivíduo foi encaminhado para a cadeia pública, onde ficará à disposição da justiça.

Helicóptero cai, mata noiva e mais 4 pessoas em São Paulo

Perícias previstas para a manhã desta segunda-feira (5) vão investigar a causa da queda de um helicóptero que matou uma noiva que estava a caminho de seu casamento na grande São Paulo no domingo (4). Peritos do Instituto de Criminalística de polícia paulista e especialistas da Aeronáutica estarão no local da queda do helicóptero em São Lourenço da Serra em busca de indícios da causa do acidente. 

A queda ocorreu a poucos quilômetros do espaço que tinha sido alugado para a festa. A noiva tinha o sonho de chegar ao casamento de helicóptero, segundo o dono do buffet e responsável pela organização da festa, Carlos Eduardo Batista. O noivo a aguardava no altar quando soube do acidente. 

Também morreram o piloto, Peterson Pinheiro, o irmão da noiva, Silvano Nascimento da Silva e a fotógrafa Nayla Cristina Neves Lousada.